O Maranhão receberá quatro novos unidades do IFMA, que serão implantadas em Amarante, Balsas, Chapadinha e Colinas.
O vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, esteve nesta terça-feira (12), em Brasília, para representar o governador Carlos Brandão no lançamento de 100 novos campi do Instituto Federal, em todo Brasil, anunciados pelo presidente Lula, em solenidade realizada no Palácio do Planalto. O estado do Maranhão foi contemplado com quatro novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), que serão implantadas nos municípios de Amarante, Balsas, Chapadinha e Colinas.
Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Maranhão possui 29 unidades integradas. O vice-governador Felipe Camarão destaca que a definição dos municípios para receber os novos campis levou em consideração municípios que não possuem Institutos Federais (IFs) ou que possuem baixa cobertura de educação profissional, seja pela rede estadual ou federal.
“Esses quatro novos campi se somarão aos 29 que já temos em nosso estado e chegarão para ofertar educação profissional, científica e tecnológica para milhares de jovens maranhenses, somando-se aos nossos Iemas, já presentes em diversos municípios do estado. Ficamos muito felizes com a ampliação da rede federal de educação profissional e tenho certeza que isso impactará positivamente para educação maranhense”, declarou.
Ao todo, os 100 novos campi gerarão 140 mil novas matrículas. No Maranhão, as quatro novas unidades devem gerar mais de cinco mil novas vagas. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), serão investidos cerca de R$ 2,5 bi para a criação dos 100 novos campi e R$ 1,4 bi para a consolidação de unidades dos Institutos já existentes.
Também presente na solenidade, o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, comemorou o anúncio das nossas unidades no estado maranhense. “O presidente, com essa ação, fortalece no estado do maranhão o projeto de interiorização da educação profissional, trazendo esperança e também muitas possibilidades de transformação de vida dos jovens maranhenses”, disse.


