Passados dois meses da missão de imersão pela Nova Zelândia e Austrália, o governador em exercício, Felipe Camarão, recebeu nesta quinta-feira (17), em São Luís, representante do Instituto Sarina Russo, que tem sede em Brisbane, na Austrália, onde a comitiva esteve no dia 16 de junho.
Na ocasião, foi fechada parceria para que sejam enviados estudantes maranhenses para aprender inglês e também a inserção deles no mercado de trabalho da Austrália durante o intercâmbio, tornando, assim, o Maranhão pioneiro entre os estados brasileiros nessa modalidade.
Para Allan Mitelmão, Marketing Manager Latin America, do Instituto Sarina Russo, a visita do Felipe Camarão à Austrália foi fundamental para que houvesse interesse do Instituto nesta parceria. “Na visão do nosso Grupo, a visita do Felipe Camarão à Austrália foi algo muito impactante. A mensagem passada ao nosso grupo e para a Austrália, em geral, é do comprometimento com a qualidade e seriedade do projeto educacional. E isso deixou muito claro a todos do país e também para o grupo Sarina Russo. Queria agradecer ao estado do Maranhão pela visita, e, estamos muito honrados em poder caminhar junto e propiciar ao jovem maranhense uma oportunidade espetacular na Austrália”, afirmou Allan.
O Instituto Sarina Russo é o maior centro de ensino privado da Oceania, possui sede da Austrália e é líder no fornecimento de cursos de inglês e habilidades vocacionais para estudantes australianos e internacionais. Como parte do grupo, fundado em 1979, o Instituto fornecer a estudantes e empregadores um serviço de treinamento e emprego de ciclo completo para empresas e indivíduos.
“É uma satisfação imensa recebê-lo aqui em São Luís. Foi uma honra para nós ter feito parte dessa comitiva e visitado a Nova Zelândia e Austrália. Nós aprendemos muito com vocês, especialmente sobre cursos vocacionais, cursos técnicos e o link que vocês fazem com o mercado de trabalho. Quero que nossos estudantes, tão logo, vivenciem essa experiência”, ressaltou o governador em exercício, Felipe Camarão.
A proposta feita pelo Instituto Sarina Russo foi aumentar o tempo de intercâmbio de 12 para 14 semanas, diminuir o investimento, por estudante, em 20% e também, de forma inédita no Brasil, propiciar que esse estudante possa além de aprimorar o inglês, trabalhar na Austrália, durante o intercâmbio.
“Para mim, enquanto empresário que trabalha com a área de educação internacional no Maranhão, foi uma honra participar da missão onde visitamos instituições de Ensino de nível fundamental, médio, graduação e pós-graduação e cursos técnicos. Uma das principais conquistas do vice-governador foi uma parceria com um dos maiores institutos educacionais da Austrália, que é o Instituto Sarina Russo, através do qual o jovem também poderá não só estudar, mas também entrar no mercado de trabalho. Uma experiência que será muito útil para o nosso estado que carece de uma mão de obra que tenha experiência internacional e possa assumir cargos maiores dentro do mercado de trabalho no estado do Maranhão”, disse Antônio Bacelar, parceiro da Via Mundo, que leva estudantes maranhenses para intercâmbio educacionais através dos Programas Cidadão do Mundo e IEMA no Mundo.
“Estou muito feliz pela notícia de que o investimento para nossos estudantes irem à Austrália diminuiu em 20%, aumentou também o número de dias de intercâmbio e agora com possibilidade de trabalho. A única experiência que a gente vai ter no planeta. Nossos estudantes através dos Programas Cidadão do Mundo e Iema no Mundo, até então só iam para estudar. Em nome do governador Carlos Brandão, em nome do povo do Maranhão, eu quero agradecer a vocês pela parceria”, finalizou o governador em exercício, Felipe Camarão.