Em um momento político marcante para os movimentos sociais e para o campo progressista no Brasil, foi realizado, em Salvador (BA), entre os dias 19 e 23 de janeiro, o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento reuniu cerca de 3 mil participantes de todo o país, no Parque de Exposições Agropecuárias da capital baiana, e contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, e do presidente Lula.
“Foi um momento importantíssimo em defesa da reforma agrária, da agricultura familiar, da preservação do meio ambiente sustentável e da luta por um Brasil mais justo e democrático. O encontro foi ainda mais significativo com a presença do presidente Lula, que reafirmou sua disposição de disputar e vencer as eleições de 2026 e sua intenção permanente de buscar o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, destacou o vice-governador Felipe Camarão.
Com o tema “A luta contra o imperialismo é central hoje”, o 14º Encontro representou um momento de renovação estratégica para uma das maiores organizações sociais do país, combinando debates sobre a luta agrária, geopolítica e internacionalismo, além do fortalecimento do vínculo político com o governo federal.
Em sua fala, o presidente Lula destacou a importância da participação política do MST, os avanços na reforma agrária e a necessidade de uma postura firme do Brasil no cenário internacional. “O MST deve se orgulhar do que produz e ocupar espaços de decisão para garantir a continuidade dos direitos da classe trabalhadora”, afirmou.
Durante o encontro, o presidente anunciou ações do programa Terra da Gente, com investimentos de R$ 2,7 bilhões para ampliar assentamentos, regularizar terras e fortalecer a agricultura familiar, além de confirmar sua intenção de disputar as eleições de outubro.
“Sou presidente da República pela terceira vez e se preparem: queremos ser tetra. Vamos disputar as eleições. Não sei com quem, mas o que posso dizer é o seguinte: venha quem vier, nós vamos mostrar que este é o ano da verdade”, finalizou o presidente Lula.







