Em Brasília, Felipe Camarão participa do encerramento do 17º Encontro Nacional do PT

Em Brasília, Felipe Camarão participa do encerramento do 17º Encontro Nacional do PT

Entre os dias 1º e 3 de agosto, Brasília sediou o 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que reuniu cerca de mil delegados e delegadas eleitos no Processo de Eleição Direta (PED) 2025. O evento contou com a presença de grandes lideranças nacionais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do PT, Edinho Silva, ministros e o único vice-governador petista do Brasil, Felipe Camarão, que marcou presença e representou o Maranhão com protagonismo.

No encerramento do Encontro, também foi realizada a posse do presidente nacional da sigla, Edinho Silva, dos presidentes estaduais e dos delegados nacionais. A ex-presidente do PT e atual ministra, Gleisi Hoffmann, que comandou o partido por 8 anos, reforçou as ações do governo Lula e a importância da participação da militância.

“A gente conseguiu reconstruir programas e projetos que demoraram 13 anos para se solidificar, quando iniciamos os governos em 2003, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e, agora, o Pé de Meia. A luta é muito grande, mas estamos prontos para seguir em frente. Nossa luta é nacional e agora é também internacional”, destacou a ministra Gleisi.

O novo presidente nacional, Edinho Silva, assume a presidência do partido até 2029.

“Reeleger o presidente Lula significa reafirmarmos o nosso projeto de país e a construção de um Brasil que seja forte, soberano, que produza riqueza e pense nos que mais precisam. O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, cada militante, deve debater e defender as políticas públicas para que possamos avançar. Vou trabalhar incansavelmente pela união do nosso partido. O PT é instrumento de luta do povo brasileiro”, afirmou Edinho Silva.

Em entrevista à TV PT, ao vivo, o vice-governador Felipe Camarão destacou o papel do partido nas eleições do ano que vem.

“O PT tem papel fundamental nas eleições de 2026. Precisamos estar fortes e unidos para eleger, pela 4ª vez, o presidente Lula e continuar as políticas públicas que pensam e trabalham pelos que mais precisam. Estou aqui com a nossa caravana do Maranhão, um estado predominantemente lulista”, ressaltou o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.

Para encerrar o Encontro, foi chamado para falar o presidente da República e fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

“O PT é um instrumento criado por mim e por valorosos companheiros e companheiras para representar o povo brasileiro. Eu vivo, pessoalmente, o melhor momento da minha vida e, politicamente, o melhor momento. Estou motivado a continuar transformando o Brasil. Quando a gente tem uma causa, não há velhice que chegue até a gente. Tenho orgulho do nosso partido. Sem o PT, eu não seria ninguém. Com o PT, eu acredito que tudo é possível”, afirmou o presidente Lula.