Camarão comemora que Maranhão está entre os 11 estados que mais avançaram no desempenho de negros e pobres no ensino básico

Camarão comemora que Maranhão está entre os 11 estados que mais avançaram no desempenho de negros e pobres no ensino básico

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, comemorou o resultado de levantamento, divulgado pela Folha de São Paulo, no último sábado (23), que apontou que o Maranhão está entre os 11 estados brasileiros que apresentaram melhoras significativas no desempenho de estudantes negros e em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino básico, no período de 2019 a 2023, antes e depois da pandemia de Covid-19.

De acordo com o levantamento que foi realizado pelo Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que analisou notas de avaliação federal em português e matemática com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por raça e grupo socioeconômico, o Maranhão está entre os 11 estados que apresentaram melhoras significativas no desempenho de estudantes negros e em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino básico, no período de 2019 a 2023.

Segundo os dados, os avanços foram registrados no período em seis cidades do Nordeste (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), três no Norte (Amazonas, Pará e Amapá), além do Paraná, no Sul, e Goiás, no Centro–Oeste.
Para o vice-governador, tal resultado é reflexo de políticas públicas consistentes e de investimentos estruturais, realizados na educação estadual, com destaque para o Programa Escola Digna, maior iniciativa educacional já implementada no Maranhão.

À frente da Secretaria de Estado da Educação durante o período, Felipe Camarão celebrou o reconhecimento nacional. “Esse resultado representa o esforço coletivo de professores, gestores, estudantes e famílias, e reafirma que políticas públicas estruturadas por meio do Escola Digna, são capazes de transformar a realidade da educação do nosso estado e garantir oportunidades para todos. Até 2022, estive como secretário de educação, na gestão do ex-governador Flávio Dino, e recebo com muito orgulho esse resultado, reflexo de um trabalho sério e comprometido que realizamos à frente da maior política pública educacional do Maranhão, o Escola Digna”, finaliza o vice-governador.