Representando o Governo do Maranhão em extensa agenda em Brasília nessa quinta-feira (27), o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, participou de reuniões nas sedes dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores em busca de mais parcerias que possibilitem melhorias na infraestrutura e dos projetos pedagógicos das escolas públicas, estaduais e municipais, do Maranhão.
Em reunião com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o vice-governador e secretário tratou sobre um Pacto Federativo entre Governos Estadual e Federal que possibilitará a instalação de conexão de internet – via fibra ótica – nas escolas públicas maranhenses, sejam elas da Rede Estadual ou Municipais de ensino.
“Muito honrado por ter sido recebido aqui no Ministério das Comunicações, pelo nosso conterrâneo, o ministro Juscelino. E muito feliz também pelos projetos que foram apresentados, pelo ministro, de conectividade para o Brasil – com atenção para nossas escolas do Maranhão, tanto da rede pública estadual, quanto das redes municipais”, declarou Felipe Camarão.
“Enquanto o Ministério está trabalhando para definir o Projeto e como ele será viabilizado, em nosso estado a Seduc já vai começar a preparação da infraestrutura interna necessária para que nossas escolas possam receber essa conexão. Agradeço imensamente pela receptividade, em meu nome e em nome do governador Carlos Brandão e de todos os secretários de educação do país”, complementou o vice-governador e secretário de Educação.
O ministro Juscelino Filho destacou que a pauta da conectividade nas escolas brasileiras é uma das prioridades do Ministério das Comunicações no Governo Lula e a organização de um extenso Programa está sendo desenvolvida pela pasta ministerial.
“O prazer é nosso de estar recebendo aqui o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, que sempre desenvolveu um grande trabalho na área da educação no estado. E agora, através do Ministério das Comunicações nós vamos ter a oportunidade de estar avançando junto com o secretário Felipe na conectividade das escolas. Esse tema é prioridade do presidente Lula, nós estamos organizando um grande Programa para que a gente possa estar avançando e levando mais conectividade para todos os alunos do estado do Maranhão”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
Apoio diplomático
Já no Ministério das Relações Exteriores, a pauta versou sobre o apoio diplomático que a equipe técnica maranhense – comandada por Camarão – busca junto ao Ministério para a “Missão Maranhão – Oceania” que tem como objetivo realizar uma espécie de benchmark em dois dos países daquele continente, com os maiores êxitos nas políticas públicas educacionais e que, também, são referências globais em educação, sendo eles: a Austrália e a Nova Zelândia.
Camarão explica que a visita aos dois países tem por objetivo principal observar as melhores práticas educacionais – em todos os níveis de ensino – fazendo uma imersão com o intuito de aprender sobre as suas metodologias de ensino e aprendizagem tendo em vista seus elevados resultados em renomados exames de proficiência como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), por exemplo, realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
“Viemos buscar junto ao Ministério apoio e orientações para os trâmites burocráticos junto aos dois países, direcionando a comitiva maranhense aos órgãos competentes locais, otimizando, assim, tempo e recurso, para que nossa ‘Missão Maranhão – Oceania’ seja a mais exitosa e com resultados potencialmente positivos possíveis”, finalizou Felipe Camarão.