Em Itapecuru-Mirim, Felipe Camarão dialoga com comunidades rurais e quilombolas

Em Itapecuru-Mirim, Felipe Camarão dialoga com comunidades rurais e quilombolas

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve nesta quinta-feira (4), em Itapecuru-Mirim, para dialogar com comunidades rurais e tradicionais do município sobre o desenvolvimento de políticas públicas e ouvir as demandas apresentadas pelas comunidades.
No povoado Saco Dantas, distante 33 km da sede do município, o vice-governador se reuniu com trabalhadores e trabalhadoras rurais e recebeu demandas da comunidade, que é um assentamento com 178 casas construídas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Na comunidade, visitou também a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, prédio escolar construído por meio do Programa Escola Digna, em 2018, para substituir o espaço inadequado que antes funcionava como sala de aula para as crianças e adultos da comunidade.
“Para mim é uma honra e também uma emoção retornar aqui e ver essa escola linda e bem cuidada como se encontra. Um dos maiores orgulhos que carrego na vida é ter comandado o Programa Escola Digna e ter transformado diversas realidades como essa daqui, pelo Maranhão afora. Vim atender um convite para dialogar com a comunidade e ganhei esse presente: rever a escola”, declarou o vice-governador.

O convite para a visita ao povoado foi feito pelo morador Antônio Ésio, que destacou o motivo: “Eu vi o vice-governador no Encontro da Assembleia de Deus, aqui em Itapecuru, e fiz o convite para ele vir ver como estava nossa escola e ter esse momento de diálogo com a nossa comunidade. Já é a segunda vez que ele vem ao nosso povoado. Muita coisa mudou aqui desde a construção da escola, a implantação do poço, que são orgulhos da nossa comunidade”, disse.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais, Raimundo Nonato, reafirmou a satisfação de ter a visita do vice-governador e a oportunidade do diálogo. “O prédio que nós temos para a escola, foi construído pelo Flávio Dino e pelo Felipe Camarão. E essa escola é um orgulho da nossa comunidade. Ele veio quando era secretário inaugurar a escola e agora como vice-governador. É a primeira vez que temos um vice-governador em nossa comunidade, conversando com os moradores e ouvindo nossas demandas”, declarou.

Encontro com comunidades quilombolas

Ainda no município, Felipe Camarão se reuniu com lideranças de diversas comunidades quilombolas, na União das Associações de Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Itapecuru-Mirim. O momento foi voltado para a discussão de ações, políticas públicas e garantias dos direitos das comunidades quilombola.

Para o presidente da União das Associações de Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Itapecuru-Mirim Elias Belfort, que representa a resistência e a luta quilombola no município e regiões vizinhas, o momento foi de construção.

“Convocamos o vice-governador para uma conversa na nossa sede, para alinharmos nossas demandas. Para nós é muito importante essa disponibilidade dele de nos ouvir e de abertura desse espaço de diálogo com os representantes dessas comunidades”, reforçou.